Memória Fotográfica

Aqui você encontrará um acervo histórico que fará você conhecer um pouco sobre o bairro Alto do Cruzeiro.
A partir deste blog, informaremos as atividades realizadas na Escola Tibúrcio Valeriano.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO

Todo bairro conhecido como Alto do Cruzeiro (antigo Alto da Boa-Vista), foi edificado em terra do fundador de Arapiraca: Manoel André Correia dos Santos.

A primeira morada construída no Alto da Boa-Vista, foi construída em 1870 por João Nunes de Magalhães, que era irmão do Major Esperidião Rodrigues e genro de Manoel André, onde viveu com seus filhos até o fim, a referida casa era onde atualmente é a Praça Santa Cruz, Nº 98.

A segunda casa foi construída em 1878 por Azarias Pereira da Silva, que era sobrinho e genro de Manoel André, sua casa era na 761, com os fundos na atual rua são Pedro.

A terceira casa foi construída em 1898 por Antonio Apolinário que era neto de Manoel André e genro de Azarias Pereira, sua casa era onde atualmente é a rua Vereador Domingos Vital entre os números 70 a 160.

A quarta casa foi construída em 1899 por Marcelino Diógenes Magalhães, que era sobrinho do Major Esperidião Rodrigues e genro de José Nunes de Magalhães, sua casa ao lado da casa do sogro Alto da Boa-Vista.

Os herdeiros das terras de Manoel André localizadas no atual Alto do Cruzeiro foram: Florêncio Apolinário – filho de Manoel André; José Nunes de Magalhães; e Azarias Pereira da Silva que eram genros. Estes herdeiros foram vendendo partes para outros que foram fazendo outras moradas. Naquele tempo não havia ruas, era apenas caminhos para outros sítios e para roças.

Em 1932 os filhos de Marcelino Magalhães fizeram um Cruzeiro de madeira e fincaram em frente da casa e todo ano comemoravam a festa de ano novo e o lugar passou a ser conhecido por Alto do Cruzeiro, foi quando os padres do Limoeiro passaram a vir até Arapiraca mais vezes durante o ano e nas festas do Alto do Cruzeiro.

Em 1935 foram feitas muitas casas por pessoas que vinham dos outros sítios, entre eles: Manoel Potásio José Tertuliano Barbosa, e os filhos dos antigos donos.

Em 1937 os filhos de Vital Amâncio da Silva, entre eles: Domingos Vital; José Amâncio Vital (Zuza Vital); Manoel Vital; João Vital; José Vital – pai do ex – prefeito Higino Vital da silva; e o primo Domingos Barbosa da Silva (cunhado), vindos de outras partes do município do Limoeiro, compraram casas e terrenos no Alto do Cruzeiro, e com eles o lugar se desenvolveu, as festas ficaram mais animada, as casas foram melhoradas, o caminho dos Caititus e do Porco, gerou a primeira rua, chamada rua da Aurora, que hoje é Rua Vereador Domingos Vital.

Em 1945, o Alto do Cruzeiro já com três casas de comércio, sendo os comerciantes: Domingos Vital, José Francelino de Albuquerque e Manoel Ricardo Barbosa (pai da vereadora Letícia Barbosa). Naquele tempo, Alto do Cruzeiro era apenas o lugar onde é hoje a Praça Santa Cruz, o resto era caminhos para outros lugares.

Em 1945, os habitantes do Alto do Cruzeiro (Praça Santa Cruz) eram: Marcelino Magalhães, Aprígio Jacinto, Domingos Vital, Domingos Barbosa da Silva, Zuza Vital, Valdomiro Barbosa, Dr. Guedes, Antonio Araújo, José Dé (pedreiro), José Gilhermino e família de Manoel Protásio da Silva.

Na rua da Aurora (saída para os Caititus) moravam: Manoel Marcelino, José Belo dos Santos, Joventino Galdino, Joaquim Ferreira (joça), José Francelino de Albuquerque, Pedro Bernadino, Manoel Pereira Santos, Manoel Protásio, Manoel Ormina, João Moço, João Procópio de Oliveira, Manoel Ricardo Barbosa, Izídio Araújo, Francisco Nicolau, Luis Celeiro, Josefa Ferreira Romão, João Bernadino, João Januário Ferreira, na atual rua São João (caminho da Serra e caititus) moravam João Nunes de Magalhães, Pedro Protenciano, Leopoldo Barbosa, Zuza Azarias, e Marcimiano Ferreira de Albuquerque.

Na rua da Alegria (caminho do Porco), moravam: Pedro Salustiano e sua família, José Gomes, Rosendo Gomes, João Gomes onde era conhecido como o Alto dos Gomes.

Na rua 13 de Maio (atual Luis Cavalcante), moravam: João Vital, José Luis, Henrique Roberto, José Timóteo, Dionísio Amorim, Manoel Vital da Silva.

O Bairro alto do cruzeiro fica situado na parte elevada de Arapiraca, à margem direita do riacho seco, que o separa do centro da cidade.

O bairro tem o nome Alto do cruzeiro, porque os filhos de Marcelino Magalhães fizeram um cruzeiro de madeira e colocaram em frente as casas, onde todo ano os moradores comemoravam a festa de ano novo, com pastoris e outros folguedos que reunia toda Arapiraca. Até os anos 70 a tradicional festa do Ano Novo e são João eram realizadas lá, com muita animação.Com o desenvolvimento da cidade esses festejos foram mudando para outros pontos da cidade.

Todavia, o Bairro Alto do cruzeiro é um dos mais conservadores, onde a comunidade ainda costuma conversar a noite nas calçadas, principalmente, o povo da praça santa Cruz, que costuma conversar no banco da praça.
Texto baseado nas palestras dos professores: Valdemar Oliveira de Macedo e Zezito Guedes

20 comentários:

  1. No bairro alto do cruzeiro tem muitas coisas bonita tem escolas tem supemercado tem farmaciastem a unirsidade de alagoas tem a escola tiburcio valeriano da silva. josival dos santos 5º Cº professora valdenice

    ResponderExcluir
  2. O Alto do Cruzeiro é um bairro muito antigo e que teve várias modificações.Mas nem por isso ele deixou de ser o mais bonito de todos!!!Além do que ele já tem a praça pra dizer isso...Eu estudo numa das escolas mais bonitas do Alto do Cruzeiro,O Tibúrcio Valeriano da Silva.Com carinho José Edinan da Silva Santos 5º Ano "C".

    ResponderExcluir
  3. EU goste muito do blog quero da meu parábens a escola esta de mais obrigado ok big beijos i abraço.


    joyce felicidade,paz,união,amizade,respeito e muito amor ok!!!
    5 ano c professora valdenice linda.

    ResponderExcluir
  4.  Foi interessante observar o mapa de Arapiraca foi muito bom conhecer os bairros vizinhos do bairro Alto do Cruzeiro.
    Gustavo José 5.º "C"

    ResponderExcluir
  5. Não moro no bairro Alto do Cruzeiro, mas gostei de pesquisar sobre ele.
    João Gabriel
    5º C Professora Valdenice

    ResponderExcluir
  6. A visita a Praça Santa Cruz foi maravilhosa conhecemos os moradores antigos e as primeiras casas do bairro. Bruno 5.º C

    ResponderExcluir
  7. O projeto Conhecendo meu bairro valeu a pena, poque fomos entrevistar os moradores do bairro Alto do Cruzeiro.
    Maia Joseane 5.º C

    ResponderExcluir
  8. Eu moro perto da escola Tibúrcio Valeriano no Alto do Cruzeiro, ele é muito movimentado lá tem mercados escolas, padarias, farmacias etc. Eu sei que lá é muito bom.
    Thamires da Silva 5º ano C

    ResponderExcluir
  9. No bairro Alto do Cruzeiro tem o Parque Ceci Cunha, tem farmácias, supermercados, escolas, etc. O bairro Alto do Cruzeiro é bem grande nele há muitas arvores.
    Riquele da Silva Brito -
    Série 5º Ano C

    ResponderExcluir
  10. Eu moro no bairro Alto do Crzeiro. No Alto do Cruzeiro fica o Parque Ceci Cunha e a rua Dom Felicio Vasconcelos onde eu moro e o meu irmãozinho ma minha rua tem a padaria Francys Pães, um video game tem uma farmácia, uma oficina, um lava - jato etc.
    Foi muito bom conhecer o baiirro.
    José Ednam Da Silva Santos
    Série 5º C

    ResponderExcluir
  11. Meu bairro é bem bonito, belo,muitas casas, ruas, escolas. Eu gosto de morar aqui.
    Adriely Francisca de Oliveira - 5º ano C

    ResponderExcluir
  12. O meu bairro é muito bonito as árvores verdes as casas, as praças e o Parque Ceci Cunha é tudo de bom!!!
    Daniella Silva de Carvalho
    5º Ano C

    ResponderExcluir
  13. O bairro Alto do Cruzeiro é bem diferente de antigamente, a maioria das ruas são asfaltadas, existem várias farmacias, escolas, mercardinhos, campo de futebol, livrarias. Meu bairro é assim.
    Angela Rodrigues da Silva
    5.º C - Professora Valdenice

    ResponderExcluir
  14. Eu moro da rua Vereador domingos Vital, bairro Alto do Cruzeiro, a minha rua aos uns anos atrás era calma, com pouco movimento. Agora é muito movimentada, porque foram construidos prédios, alguns escritórios, lojinhas, pizzaria etc. Com isso o bairro está sendo modificado.
    José Marcelo - 5º ano C

    ResponderExcluir
  15. já fui moradora do bairro alto do cruzeiro na década de 80 e rever esses lugares me emocionaram bastante.A escola tiburcio valeriano da Silva mudou muito. Quanta saudade!hoje tenho trinta anos e desejo votar a Arapiraca para rever meus antigos amigos.

    ResponderExcluir
  16. As terras de Arapiraca pertencia a Amaro da Silva Valente e com o falecimento deste em 1857,foi partilhada para seus filhos. Manoel Andre Correia dos Santos ficou com a parte de sua esposa Maria Isabel da Silva Valente,Jose Verissimo Nunes dos Santos ficou com a parte de sua esposa Ana Maria da Silva Valente.Jose Verissimo era pai de Manoel Antonio Pereira de Magalhaes,Antonio Leite da Silva,Esperidião Rodrigues da Silva,Rosendo Henrique Verissimo da Silva,Jose Nunes de Magalhaes,Joana Umberlina Nunes Magalhaes,Maria Eugenia Nunes Magalhaes,Belmira Maria Nunes Magalhaes.Assim sendo Jose Verissim é o Patriarca das familias Magalhaes,Nunes,Vieira,Cavalcante,Rodrigues,etc.deArapiraca.Al.

    ResponderExcluir
  17. Jose Verissmo Nunes dos Santos era filho de José Pereira Nunes de Magalhães e Teresinha Barboza(de origem portuguesa.Ele é, também.Patriarca da familia Leite - Arapiraca-Al.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Nunes de Magalhães era filho de José Nunes de Magalhaes este gerro de Manoel André.Jose Nunes era sobrinho da esposa de Manoel André - Maria Izabel da Silva Valente.Azarias Pereira da Silva tambem era sobrinho da esposa de Manoel André ,ele era filho de um irmão de Maria Izabel.

      Excluir